domingo, 15 de dezembro de 2013

Elaboração de uma bibliografia anotada
Universidade Aberta
Mestrado Em Pedagogia do Elearning (7ª Edição)
Unidade curricular: Materiais e Recursos para Elearning
Docente: Ana Nobre
Trabalho Elaborado por Rui André Pereira (nº 1300999)


1ª Referência
Pretto, Nelson De Luca; Assis, Alexandra. (2008). Cultura digital e educação: redes já!. Acedido a 12 de dezembro de 2013, em http://books.scielo.org/id/22qtc/06.

Os autores defendem que o desenvolvimento das novas tecnologias da informação e comunicação, levou ao aparecimento da sociedade em rede onde predomina a cibercultura. É apresentado um desafio: que a banda larga faça parte do quotidiano de todos. Como a informação que está na rede molda a nossa existência, cabe então a todos nós produzir/partilhar conhecimento. Daí, a importância do licenciamento aberto da informação que permite liberdade de acesso, produção e uso do conhecimento por todos. Embora o termo REA nunca seja mencionado, os autores defendem que a conjugação de meios informáticos com informação livre pode levar a uma importante transformação social.


2ª Referência
Stacey, Paul. (2013). Government Support for Open Educational Resources: Policy, Funding, and Strategies. Acedido a 14 de dezembro de 2013, em http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/1537/2481.

Nos seus primórdios, os REA’s foram potencializados por várias fundações (exemplos: Hewllet, Mellon e Gates). Com a declaração REA da Cidade do Cabo (2007), estes artefactos passam a ser vistos como uma revolução do ensino e da aprendizagem. Nesta perspetiva, alguns governos sensibilizaram-se e adotaram as diretrizes para REA’s promovidas pela UNESCO. Diretrizes que propõem aos governos que incentivem e colaborem na produção/partilha de informação em formato aberto. Embora os governos invistam, o papel mais importante está na consciência individual no que concerne à partilha livre de trabalhos e investigações efetuadas.




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